Search-form

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Jornada Nacional de Lutas "Dinheiro Público para Educação Pública!"



Vivemos em um País que tem como uma de suas características mais marcantes a educação de péssima qualidade. Isso acontece por que os poderosos, para garantir seus interesses desviam rios de dinheiro público para enriquecer bancos e empresas.
Um exemplo disso, é que o Gorveno Federal gasta 30% do orçamento brasileiro no pagamento da “dívida pública”, enquanto investe apenas 2% em educação e 0,2% em Cultura. E mais, o FUNDEB (Fundo Nacional da Educação Básica) é um fundo que cresce progressivamente sua arrecadação e chegará à R$ 5 Bilhões anual, enquanto para a dívida pública são retirados mais de R$ 150 Bilhões por ano.
E ainda, o petróleo, uma das maiores riquezas do país, é explorado por empresas privadas, em sua maioria internacionais, sem falar no processo de privatização da Petrobrás, que hoje é apenas 40% pública. Com a descoberta do Petróleo abaixo da camada pré-sal, recursos que correspondem a mais de 8 PIBs (Produto Interno Bruto) brasileiros, a situação irá se agravar, pois serão fortunas que poderiam resolver o problema da educação, saúde, moradia popular, etc... que serão apropriados por algumas famílias ricas.
A juventude brasileira sempre se posicionou firmemente na defesa da soberania nacional e para que as riquezas de nosso país fossem investidas nos interesses do povo, como provam a luta pelo “Petróleo é nosso”, pelo fim da Ditadura Militar Fascista, contra as Privatizações, pelo “Fora Collor”, etc.
Durante a Ditadura Militar Fascista, um momento de grandes mobilizações pelo País, em particular a passeata dos 100 Mil no Rio de Janeiro, foi na ocasião da morte do estudante Edson Luis Souto, que participava de uma manifestação por melhorias no restaurante calabouço. Hoje, 42 anos depois não foram abertos os arquivos da Ditadura, os criminosos e torturadores desse período não foram punidos e ainda vemos uma série de crimes contra os Direitos Humanos, em particular contra nossa juventude.
Hoje, é papel da Juventude Brasileira se mobilizar contra o processo de privatização da educação, de destruição do ensino público e de espoliação das riquezas de nosso povo. Nesse sentido a UJR - União da Juventude Rebelião convoca para o mês de Março a jornada nacional de lutas em homenagem à Edson Luis “Dinheiro Público é Para Educação Pública”.

Em defesa do Monopólio Estatal do Petróleo!
Pelo fim do pagamento da Dívida Pública!
Pela aprovação do Plano Nacional dos Direitos Humanos!


Coordenação Nacional da UJR




Nenhum comentário:

Postar um comentário