Search-form

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BASTA DE DESRESPEITO! CARTEIRA DE ESTUDANTE NÃO É FAVOR, É DIREITO!


Há anos as entidades estudantis de luta vêm alertando a Prefeitura Municipal, em particular a Empresa de Transporte de Fortaleza (ETUFOR), acerca da burocratização do processo de emissão de carteira e da centralização do poder gerado pela revalidação das carteirinhas, bem como dos pagamentos efetuados pela Prefeitura das carteiras das escolas públicas (esse ano, por exemplo, não foi efetuado nenhum pagamento de carteira). O fato é que temos hoje em Fortaleza uma situação insustentável. Milhares de alunos sem carteira a exemplo da rede municipal e estadual (cerca de 70 mil alunos sem o documento), e milhares de estudantes que pagaram o documento e não receberam no prazo. Mas porque tanta burocracia?

Expliquemos. Há mais de 3 anos as carteiras estudantis da rede pública estão sendo revalidadas no transporte coletivo, gerando um grande número de documentos em circulação. Em virtude disso, não se têm o controle exato da circulação do ano corrente nem dos anos anteriores. O SINDIÔNIBUS, sindicato dos empresários ‘tubarões’, sempre desejam diminuir o número de carteiras para aumentar seus lucros, e para isso junto com a ETUFOR bloqueiam irresponsavelmente uma quantidade enorme de carteirinhas que eles chamam de “restritos”, alunos que não a utilizam diariamente. Por isso tantos alunos que estão regularmente matriculados que são obrigados a pegar essas longas filas para desbloquear sua carteira.

O outro caso também chamado de “restritos” são os alunos que pagam sua carteira, mas não a recebem porque o diretor da escola não confirmou no site da ETUFOR. Ora, embora seja necessária a confirmação, os alunos que solicitam a carteira devem ser considerados estudantes, caso aja de má fé, terão os documentos bloqueados. Mas, o que acontece é o contrário. Os documentos ficam presos na ETUFOR aguardando a escola confirmar. Como não há divulgação permanente, nem uma tecnologia adequada para essa confirmação, nem funcionários nas escolas específicos para esse trabalho, milhares de carteirinhas ficam empilhadas aguardando a liberação dos diretores das escolas.

Há muito tempo propomos que na matrícula do aluno em janeiro, os diretores enviassem por e-mail ou por CD um banco de dados para confirmação, mas nunca a ETUFOR aceitou essa proposta.

Além disso, o processo de confecção das carteiras é deveras burocrático. Vejamos. O aluno pega o formulário, paga a carteira, o aluno entrega o formulário na escola, a entidade o leva para a gráfica, a gráfica gera arquivo para confecção e envia para ETUFOR, a ETUFOR devolve para a gráfica, a mesma fabrica a carteirinha, entrega na ETUFOR (espera-se a confirmação da escola), a ETUFOR, então, entrega às entidades e por fim ao aluno. Como agüentar tanta burocracia?

Por isso, também propusemos uma simplificação do processo, no qual os alunos solicitem a carteira, a entidade as entregue e os estudantes possam desbloqueá-las nos terminais através de postos da ETUFOR. Assim, reduziríamos o tempo para no máximo duas semanas.

Não aceitamos, portanto, toda essa situação. Exigimos RESPEITO aos alunos que precisam exercer seu direito à MEIA PASSAGEM. Acreditamos poder realizar um importante papel na cidade de Fortaleza. Mas, para isso, é necessário e URGENTE mais responsabilidade e descentralização do Processo. Menos burocracia e mais confiança nos estudantes. Continuaremos lutando até conseguirmos!

CHEGA DE LONGAS FILAS!

CHEGA DE BUROCRACIA PARA CONFECÇÃO DAS CARTEIRAS!

AUTONOMIA E RESPEITO ÀS ENTIDADES ESTUDANTIS!

UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA - UESM

Nenhum comentário:

Postar um comentário