Search-form

sábado, 19 de junho de 2010

Ocupação da Câmara arranca conquista na luta pelo meio-passe







A luta pelo meio-passe para todos os estudantes no transporte coletivo de Belo Horizonte se aproxima mais de ser vitoriosa. No último dia 16 os estudantes tomaram a decisão de não aceitar mais a intransigência da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em relação ao meio-passe. Organizados pela AMES-BH os estudantes demonstraram grande combatividade em duas manifestações que mexeram com a cidade. Na Câmara Municipal, mais de 500 estudantes ocuparam o plenário para exigir a imediata apresentação, pela PBH do projeto de Lei do meio passe. Ao mesmo tempo, a praça sete foi tomada pela luta do meio-passe dando um recado à prefeitura de que não aceitaremos mais o vergonhoso título de BH ser a única capital no país em que os estudantes não têm direito ao meio passe.
Após a manifestação do dia 25 de março deste ano, a prefeitura se comprometeu a apresentar até o fim de abril o projeto de lei do meio-passe. Promessa que não foi cumprida, pois a PBH para proteger o lucro milionário dos empresários do transporte coletivo. O Prefeito, Márcio Lacerda, preferiu interromper as negociações com AMES-BH e tentar enrolar os estudantes, para que o projeto não fosse votado em 2010.
A ocupação da câmara cumpriu um papel imprescindível na luta pelo meio passe, pois mesmo com toda a truculência dos seguranças da Câmara que agrediram fisicamente estudantes além de impedir de beber água e ir ao banheiro durante a mobilização. Na ocupação, afirmamos que só sairíamos com o projeto de lei do meio passe. Essa ação significou uma importante vitória, pois obrigamos o Prefeito de BH a parar o que estava fazendo para reunir-se com os seus secretários para discutir o meio-passe e cumprir o acordo, feito em Maio, com a AMES-BH.
A combatividade dos estudantes fez também a Prefeitura se comprometer, por escrito, a no dia 21 (segunda-feira), apresentar o projeto de lei do meio passe. Também ficou acordada uma reunião no dia 23 (quarta-feira) da AMES-BH com os vereadores para marcar a data da votação do projeto e discutir as propostas da entidade sobre o meio passe.
Depois de 25 anos, a luta pelo meio-passe se aproxima do fim. Nossas mobilizações estão arrancando conquistas históricas, e demonstrando que só quando vamos à luta podemos ter conquistas. Agora é a hora de fortalecermos ainda mais nossas mobilizações e organizarmos uma grande jornada de lutas pela aprovação do meio passe para todos os estudantes em BH e reafirmar a nossa posição de que radicalizaremos e arrancaremos o meio-passe na lei ou na marra.

Gladson Reis
Presidente da AMES-BH

domingo, 13 de junho de 2010

Estudantes do CEFET-MG elegem um Grêmio de luta!




Em junho deste ano, o movimento estudantil secundarista mineiro foi marcado pelas eleições do Grêmio Estudantil do CEFET-MG. No decorrer das campanhas eleitorais houve pequenos conflitos e muita disputa entre as três chapas concorrentes, a “Chapa Ação”, “Atitude” e “Algo a Dizer”, cuja vencedora teve 80% dos votos, a chapa “Algo a Dizer”.
As eleições para o Grêmio do CEFET-MG ocorreram no dia 1° de junho, terça-feira, acumulando 1016 votos no total (quase 400 votos a mais que a última eleição), dentre os quais 813 foram para a chapa vencedora “Algo a Dizer”, 163 para a “Chapa Ação” e 25 para a chapa “Atitude”. Observando-se o histórico das três chapas é possível entender essa diferença esmagadora de votos.
A Chapa Atitude, detentora dos dois mandatos anteriores, agia como grêmio apenas nos períodos eleitorais, ausentando-se de lutas pelos direitos dos estudantes e deixando de realizar atividades na escola para os alunos. Caminhando no mesmo sentido encontrava-se A Chapa Ação, que realizou uma campanha eleitoral despolitizada, apelando para a compra de votos em troca de suco, além de ter sido apoiada por grupos que se escondem por trás de entidades estudantis para venderem a luta dos estudantes pelo meio passe. Já a chapa “Algo a Dizer” trilhou um caminho diferente.
Apoiada pela Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas da Grande BH (AMES-BH) e pela União da Juventude Rebelião (UJR), a Chapa “Algo a Dizer” foi formada por mais de 100 estudantes dos dois Campi, distribuídos por todos os cursos e turnos, que compreenderam a necessidade de ter um grêmio forte e representativo no CEFET-MG.
Lutar pelo meio passe junto a AMES-BH e pela permanência do preço do bandejão a R$1,00 foram importantes propostas da chapa “Algo a Dizer” que já estão sendo postas em prática. Outras propostas da Chapa, fundamentais para a eleição, incluem eventos culturais e esportivos cuja finalidade é integrar os alunos em momentos de lazer e entretenimento.
“Algo a Dizer” surgiu como um pequeno movimento formado pelos estudantes, porém mobilizou muitos alunos e transformou-se em uma chapa de proporções históricas. A vitória da chapa “Algo a Dizer” comprovou que os estudantes do CEFET-MG querem um grêmio atuante e representativo, além de demonstrar a força de mudança que os estudantes possuem quando estão unidos.


Sabrina Santana, Secretária Geral do Grêmio do CEFET-MG e
Guilherme Silva, militante da UJR