Search-form

domingo, 1 de maio de 2011

ENET foi marcado por muita combatividade e criação da FENET







Entre os dias 21 a 24 de abril foi realizado na UFRJ - Fundão - o Encontro Nacional de Estudantes de Escolas técnicas - ENET. O encontro contou com a participação de cerca de 500 estudantes combativos de várias regiões do país, organizados pelo movimento Rebele-se na UBES através da diretoria de escolas técnicas, junto com grêmios e entidades estudantis de todo país.
Com uma programação lotada de atividades o encontro realizou diversos debates como “o papel do ensino técnico na construção de um país soberano”, sobre o financiamento, “educação profissional: mito ou realidade?”, discutindo o modelo de ensino técnico que os estudantes desejam, além de diversos grupos de debates com os mais variados temas. E isso sem contar com a programação cultural que valorizou a cultura popular contando com a roda do Cacique de Ramos, Bateria da Mangueira, o forrozeiro Sergival, DJ´s e também o show de talentos em uma das noites culturais. Entretanto o esporte não podia faltar, foi organizada a copa “Osvaldão” de futsal em homenagem ao guerrilheiro do Araguaia que foi aluno do Cefet-RJ e atleta (boxeador), além do campeonato de vôlei.
Todos os dias a noite os grêmios se reuniam para tratar do encontro e debater a contrução coletiva do ENET e depois de dois dias de intensas atividades foi apresentada na reunião dos grêmios pelo diretor de escolas técnicas da UBES a proposta  de fundar uma entidade nacional dos estudantes de escolas técnicas. O dia seguinte foi iniciado com oito grupos de debates para tratar da organização do movimento estudantil nas escolas  técnicas, debater a proposta de criação da entidade que foi aprovada por unanimidade na reunião dos grêmios e discutir a proposta de estatuto para a entidade. Logo após começou a plenaria final que também por unanimidade  aprovou a carta do encontro e a fundação da FENET que tem como seu patrono José Montenegro de Lima, que foi estudante do Cefet-CE e membro da diretoria da União Nacional dos Estudantes Técnicos Industriais (UNETI).

 No mesmo dia de sua fundação, 23 de abril de 2011, a Federação Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas – FENET, junto aos estudantes, decidiu fechar o encontro mostrando toda a combatividade e solidariedade, organizando uma grande passeata, que tomou a av. Rio Branco e parou o transito das ruas do Rio de Janeiro. A passeata seguiu em direção ao Ministério da Educação e Cultura – MEC, para dizer não ao corte de verbas na educação e ao fechamento da subsede do MEC no Rio, além de dizer não ao PRONATEC (programa do governo, que fiinancia os empresários da educação técnica, que já foi anunciado)  e logo após ocupando a escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, para homenagear as crianças que foram assassinadas na escola municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro no bairro de Realengo, soltando dez balões presos a cada um dos doze nomes.

No último dia foi organizado pelo encontro um tour pelo Rio de Janeiro, que possibilitou os participantes do encontro irem as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Arpoador; visitarem o bairro de Santa Teresa e andar no bondinho que passa pelos Arcos da Lapa. Fica provado com o ENET e a criação da FENET que se fortalece cada vez mais o movimento estudantil organizado e combativo, movido por muitos debates, luta e cultura popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário